Informações Gerais

Conheça a Cultura Gaúcha

Fundação Iberê Camargo

Fundação Iberê Camargo

Criada em 1995 com o objetivo de preservar e divulgar a obra do pintor gaúcho, um dos mais importantes artistas plásticos do século XX, a Fundação Iberê Camargo inseriu Porto Alegre no mapa mundial das artes visuais. A Fundação sedia exposições e organizadas mostras, oficinas, cursos, seminários, encontros com artistas e estudos diversos sobre a obra de Iberê Camargo e questões ligadas à arte contemporânea. A ideia é disseminar não apenas o legado artístico e intelectual de Iberê, mas promover uma reflexão sistemática sobre a contemporaneidade e o fazer artístico.

 

Casa de Cultura Mario Quintana

Casa de Cultura Mario Quintana

A Casa de Cultura Mario Quintana está instalada no prédio do antigo Hotel Majestic, que começou a ser construído em 1916. De 1968 a 1982, o hotel foi lar do poeta Mario Quintana, nascido na cidade gaúcha de Alegrete, mas que adotou Porto Alegre como sua cidade de coração. O escritor viveu, durante 14 anos, no apartamento 217. Pertencente ao Estado do Rio Grande do Sul, o prédio hoje acomoda uma ampla variedade de espaços culturais, como a Biblioteca Lucília Minssen, parte do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, os acervos Elis Regina e Mario Quintana, a Discoteca Pública Natho Henn, as galerias Xico Stockinger e Sotéro Cosme, os teatros Bruno Kiefer e Carlos Carvalho, três salas de cinema, cafés, bombonière e livraria, além de inúmeras salas com destinações específicas ou de uso múltiplo.

 

Museu de Arte do Rio Grade do Sul

Museu de Arte do Rio Grade do Sul

O MARGS é considerado o principal museu de arte do Rio Grande do Sul e um dos mais importantes do país. Reúne em seu acervo quase três mil obras de artistas locais, nacionais e internacionais, e sediou mais de mil exposições ao longo de sua trajetória. Em seus espaços, o público teve a oportunidade de apreciar as trajetórias de importantes artistas como Gotuzzo, Lutzenberger, Danúbio Gonçalves, Berni, Fajardo, Francisco Toledo, Waltercio Caldas, Djanira, Pierre Verger, Zorávia Bettiol, Luiz Gonzaga, Mauro Fuke, Escosteguy, Piza, Brossa e também de mestres como Rodin e Goya.

 

Catedral Metropolitana

Catedral Metropolitana

Localizada na Praça da Matriz, a Catedral Metropolitana foi projetada em 1921 pelo arquiteto João Batista Giovenale, então professor da Academia de Belas Artes - São Lucas - de Roma, e membro da Comissão de Arte Sacra da Basílica de São Pedro. O arquiteto era notável por trabalhos executados na Itália, como a cripta da Igreja de Santa Cecília e o novo Museu Petriano, além de outras obras de restauração de templos romanos.

Chamam a atenção as oito gigantescas cabeças de índios incrustadas nos muros das paredes, que relembram uma página viva da antiga história riograndense, onde se confundem os índios Minuanos, Tapes, Charruas, Guaranis e Kaigangs - estes últimos, moradores do local onde depois surgiu a cidade de Porto Alegre.

 

Cais Mauá

Cais Mauá

O Cais é uma seção do porto fluvial de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, cujas características especiais o fizeram ser protegido pelos Patrimônios Históricos Nacional e Municipal.
A importância histórica do Cais Mauá reside no fato de sua construção resultar de um grande esforço conjunto entre o governo e a sociedade gaúcha, que se empenhavam, no início do século XX, para modernizar a capital e incrementar a economia. O projeto do Cais foi inovador nos aspectos de higiene, funcionalidade e estética.

O pórtico central e os armazéns A e B foram foram tombados pelo IPHAN em 1983, e a proteção foi reforçada pelo tombamento municipal do restante do conjunto em 1996, incluindo as gruas para movimentação de carga, que correm em trilhos metálicos na base da estrutura do telhado, os enormes guindastes ao longo do cais, e o pavimento de granito.

 

Orla do Guaíba

Orla do Guaíba

Projeto composto pela Revitalização da Usina do Gasômetro, Terminal Turístico para Barcos de Passeio, Restaurante flutuante que tem vista 360º, Bares, Parque Infantil, Academias ao ar livre, Quadras Esportivas, Passeio Público com Arquibancadas para contemplação do pôr-do-sol, Ciclovia, Deques de madeira com bancos, Jardins Aquáticos, Postes com iluminação de LED e Pista de Caminhadas.